5 dicas para aproveitar o verão com saúde

     

    Os dias estão ficando mais quentes e agitados: o verão está chegando. Junto da estação mais animada do ano, chegam também alguns riscos à saúde devido as elevadas temperaturas. Listamos aqui algumas dicas para você aproveitar os dias mais longos do ano com saúde e disposição:

    • Beba muita água

    Essa nem é uma dica, é uma regra! Beber pelo menos 2 litros de água em qualquer estação do ano é requisito básico para se manter saudável; no verão esse cuidado deve ser redobrado e se possível beber mais de 2 litros, pois com as temperaturas elevadas o corpo desidrata mais rápido através da transpiração. Sucos naturais, água de coco e frutas são aliados perfeitos nessa missão.

     

    • Não invente moda

    Quando o assunto é moda não há o que inventar no verão: a tendência é conforto – e sempre será! As roupas leves e claras ajudam a pele eliminar o excesso de calor do corpo, então pega esse calor e usa como motivo para abusar dos shorts, camisetas e vestidos soltinhos, de preferência de algodão ou linho.  Ah! E não esquece dos acessórios: use e abuse de bonés, chapéus e óculos escuros, além de deixar o look super charmoso, ainda protege o rosto, os ombros e os olhos do contato direto com os raios ultravioletas.

     

    • Evitar refeições picantes e comida de rua

    Assim como as roupas, escolha alimentos igualmente leves: grandes volumes de comida, pratos picantes e com ingredientes indigestos forçam o organismo a trabalhar mais, logo fica mais lento e por consequência dificulta a eliminação do calor do corpo. Sem falar que o calor contribui bastante para a proliferação de bactérias, então, se não tem certeza das condições de higiene e de conservação do alimento, fuja dele. Vegetais, frutas e massas são cartas coringas da estação.

     

    • Evite sol entre 12 e 16h e fique atento para pele e cabelo

    O sol faz muito bem a saúde, produz melanina, serotonina, é fonte de vitamina D e melhora bastante o sono, mas se deve ter cuidado com a exposição em horários de maior calor como entre 12 e 16 horas, momentos em que os raios solares são mais fortes podendo, inclusive, causar queimaduras na pele; em qualquer horário use sempre protetor solar e beber bastante água para manter a pele e o cabelo hidratados.

     

    • Faça exercícios pela manhã e cuidado com os fungos

    Verão é época de dar um gás nos exercícios, afinal, chegou a hora de exibir o resultado daquele projeto “brilhar com o sol” e não dá para descuidar né? A dica é escolher locais com sombras e de preferência se exercitar no início da manhã quando o dia está fresquinho; em dias quentes transpiramos mais, principalmente nos pés, nas mãos e, por conta também das atividades físicas, ficamos com as roupas molhadas, propiciando uma situação muito confortável para proliferação de fungos; para evitar contaminações e micoses, mantenha os pés e mão sempre secos e evite ficar com roupas molhadas por muito tempo, inclusive roupas de banho como sungas e biquinis.

     

    Agora é só seguir nossas dicas e aproveitar bastante a época mais alegre do ano!

    Deixar uma Resposta