8 dicas para você se prevenir contra a pressão alta

     

    26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão e, sem dúvidas, você já sabe que essa doença é sutil e muito perigosa. Afinal, é responsável por 51% das mortes por AVC e 45% das mortes relacionadas ao coração. A pressão do sangue se eleva pelo excesso de força com que o coração e as artérias se contraem para fazê-lo circular em todo o corpo. Isso pode trazer muitos danos à estrutura do sistema circulatório e riscos a vida do hipertenso. Por isso, este artigo traz dicas para evitar a hipertensão, com hábitos que podem ajudar você a manter sua pressão entre 10/6, e 14 /9, tensão segura para sua saúde. Confira:

     

    1. 1.Fazer exercícios regularmente

    Uma vida sedentária é um dos principais fatores de risco para a pressão alta, pois essa rotina causa alterações, que comprometem não só seu metabolismo, mas também a estrutura das veias, artérias e do coração. Por isso, uma boa dica de prevenção é fazer exercícios físicos com certa frequência. Encontre atividades prazerosas para facilitar sua mudança de hábito.

     

    1. Manter o peso com boa alimentação

    A obesidade também pode levar você a ter pressão alta. Isso acontece por que pessoas que estão muito acima do seu peso ideal, geralmente, alimentam-se excessivamente. Dessa forma, ingerem muito carboidrato, gordura e sal, além de apresentarem dificuldades para a prática de atividades físicas. Por isso, é essencial manter o peso adequado por meio de uma boa nutrição. 

     

    1. Evitar o sal

    O cloreto de sódio atrai moléculas de água, por isso, ao ingerir muito sal, seu organismo vai tentar equilibrar as coisas, por meio da retenção de água. Essa absorção aumenta a quantidade de sangue nas veias e eleva sua pressão. Então você já sabe: Para manter sua saúde, com os bons níveis de pressão, é melhor esquecer o sal e usar outros temperos. 

     

    1. Evitar alimentos gordurosos

    Diminuir a ingestão de gorduras saturadas e gorduras trans é uma boa forma de se prevenir contra a hipertensão. O motivo é que essas gorduras são consideradas ruins, porque aumentam o LDL ou “colesterol ruim” e causam placas nos vasos sanguíneos, além de doenças cardíacas. Quer saúde? Coma menos manteiga, margarina, queijos amarelos, sorvete e outros.

     

    1. Pare de fumar

    Entre todos os males que o cigarro pode causar, a hipertensão também se destaca. Por isso, a melhor dica para o bem de sua saúde, de um modo geral, é parar definitivamente de fumar. O hábito do tabagismo é muito prejudicial à sua pressão arterial por trazer riscos cardíacos e vasculares globais, que podem afetar a circulação e o funcionamento de todo seu organismo.  

     

    1. Beba com moderação

    Quando o assunto é o álcool, o que vale no trânsito também vale para o bem da sua pressão. Isso porque as bebidas alcoólicas contém etanol, uma substância tóxica, que compromete órgãos, como o cérebro e o coração. Não precisa nem dizer que as veias, vasos e artérias também saem completamente prejudicadas quando você exagera na bebida, né? Modere-se.

     

    1. Divirta-se!

    O estresse deixa o corpo num estado de alerta extremo, com a liberação de adrenalina. O resultado desse desequilíbrio hormonal é a maior contração das veias e vasos sanguíneos. Aí, a hipertensão só pode aumentar. Por isso, se você quer manter sua pressão em níveis aceitáveis, melhor relaxar, descansar, e aproveitar bons momentos de lazer e muita diversão. 

     

    1. Controle seu diabetes

    Quem tem diabetes tipo 2 possui resistência à insulina, o que faz um montão de açúcar sobrar no sangue. Isso enrijece as artérias e aumenta a pressão. Além disso, toda essa sobra de glicose faz o pâncreas trabalhar mais para diminuir as moléculas na circulação. Ele produz mais insulina, que prejudica o sistema nervoso simpático e acelera os batimentos. Os vasos se contraem em exagero e a hipertensão aparece. Moral da história: melhor controlar o diabetes.

     

    Agora que você já sabe como se prevenir contra a pressão alta, melhor colocar todas essas dicas em prática para viver o que faz bem. Não esqueça de verificar a sua pressão regularmente e lembre-se: qualquer dúvida sobre hipertensão, entre em contato com nossa equipe.

    Deixar uma Resposta