Sua farmácia está perdendo mercado? Saiba como resolver

     

    O mercado brasileiro de farmácias continua em plena expansão. Mas nem por isso as coisas estão menos difíceis para você, que tem uma pequena farmácia independente. Além da transformação digital, outras tendências exigem investimentos maciços e para agravar a sua situação, as grandes redes nacionais conquistam cada vez mais clientes e vendas, com uma concorrência forte e até agressiva. A questão que paira no ar é: como não perder mercado sem investir verbas milionárias? Uma pergunta que merece até este artigo especial.

    Segundo a Febrafar, Federação Brasileira de Redes Associativistas e Independentes de Farmácias, o faturamento do setor farmacêutico, em 2019, aumentou 7,6%. Esse crescimento foi novamente maior do que o PIB e passou também o faturamento do ano anterior. O problema para as farmácias independentes é a concorrência muito acirrada com as grandes redes, pois elas conquistam o mercado com extrema facilidade por meio de seus altos investimentos, credibilidade e marca forte.

    Isso sem falar que elas possuem mais recursos para aderir e implantar as tendências de mercado. Um exemplo são os sistemas avançados de gestão, análise de dados e business intelligence, que transformam a administração e dão mais controle aos administradores. Além disso, o gerenciamento por categorias de produtos e a prescrição eletrônica já são realidades que aumentam a força competitiva das maiores redes. Afinal, são evoluções que favorecem um público cliente com mais poder de decisão do que nunca.

    Mas, afinal? Qual a solução para conseguir competir com as gigantes?

    A atitude mais viável é fazer parte de uma rede. Como? Associando sua farmácia independente numa das redes licenciadas que, por sinal, estão muito bem nos índices de crescimento do setor. Segundo a Febrafar, elas cresceram 14,89% em 2019, um aumento de quase dois bilhões de reais no faturamento.

    Na prática, a StyloFarma também serve de referência, com seu crescimento de destaque entre os associados da Febrafar. Toda farmácia independente, que decide ser uma licenciada StyloFarma, tem todas as vantagens de negociação de uma grande rede com quase 90 unidades e uma marca forte na região. Mais do que isso: conta com sistemas tecnológicos especializados em gestão, além de consultorias para análises e avaliações de mercado, que são abrangentes sem deixar de se aprofundar, pois consideram a realidade da região de cada loja.

    Dessa forma, sua farmácia vai ter força e potencial competitivo para reconquistar espaço no mercado e se desenvolver por meio de pilares, que envolvem seu ponto de venda, suas compras, seu estoque, a precificação, suas vendas e o financeiro do negócio. Isso sem falar do Programa de Fidelização de Clientes e de uma completa gestão de convênios. Tudo com o acompanhamento presente e acessível de consultores sempre dispostos a orientar você.

    Então é isso. Agora que você já sabe como “virar o jogo” e dar muito mais força, poder e representatividade à sua farmácia, é hora de escolher a melhor rede da sua região. Lembre-se: estamos aqui para acolher sua farmácia independente, afim de que ela também consiga se tornar uma gigante nesse mercado tão importante para o nosso País.

    Deixar uma Resposta