Viver bem hoje para viver melhor. Confira nossas recomendações para ter uma velhice saudável.

    A longevidade da população aumentou consideravelmente nas últimas seis décadas, aproximadamente 30 anos foram acrescidos na expectativa de vida humana. Não significa que estamos envelhecendo bem, apenas que estamos vivendo mais. A expectativa para os próximos 30 anos é que muito mais pessoas vivam até idades bem avançadas. Por isso listamos aqui algumas dicas do que você pode fazer hoje para ter uma excelente vida amanhã.

    Saúde mental é tudo!

    É isso aí! Você já sabe que precisa se exercitar, que não deve cometer excessos nas bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e fazer seus exames regularmente para ter uma vida saudável hoje, não só amanhã. Mas não vai adiantar muito se a saúde mental não estiver em dia.

    Busque diminuir o stress psicológico e faça mais atividades prazerosas. Terapia é um excelente auxílio nesse processo e realizar contribuições sociais pode ser mais satisfatório do que imagina. Experimente!

    Escolha os orgânicos

    Independentemente da idade exagero nunca é bom. O pulo do gato é comer de tudo em pequenas porções, afinal, é preciso manter o nível de stress reduzido, então não dá pra ficar passando vontade. Outra mudança são algumas substituições que podemos fazer, como preferir os orgânicos e caprichar nas verduras, legumes, frutas e grãos.

    Mais autoconhecimento, menos remédios

    A ingestão deliberada de medicamentos não é nada bom para o envelhecimento. Nem pra momento nenhum da vida. Recorrer ao medicamento por conta de qualquer dorzinha é um péssimo hábito que, se você pratica, deve ser revisto urgentemente.

    Um jeito de diminuir a ingestão de medicamentos é o autoconhecimento. Se auto perceber vai te ajudar a entender melhor o funcionamento e as necessidades do seu corpo. Às vezes aquela dorzinha de cabeça chata é pura falta de água no seu organismo; outro problema de saúde que pode facilmente ser resolvido com maior ingestão de água é a prevenção de infecção urinária. Por isso água é nossa próxima dica.

    Água nunca é demais!

    Água é o nutriente mais abundante do corpo. E precisa continuar assim!

    Ela está presente no processo de tudo: reações químicas, respiração, circulação, funcionamento dos rins, digestão, sistema de defesa, pele… está em tudo!

    Sem falar que somos compostos por 70% de água. Então não duvide da premissa de que muita coisa pode ser resolvida com um copo de água a mais! Beba água e use filtro solar.

    Cuidar da pele faz toda a diferença

    Além da regra básica da vida de usar protetor solar, outros hábitos são igualmente importantes para os cuidados com a pele e um envelhecimento saudável. Sol é importante para o corpo e para e pele. Aproveite ao menos 15 minutinhos por dia ao ar livre antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, evite banhos muito quentes, tome bastante chá e sucos e beba muita água!

     

    Lembre-se: a aplicação de hábitos saudáveis não exclui a necessidade de acompanhamento médico periódico.

    Deixar uma Resposta